Perfil no LinkedIn: 6 Coisas Que Os Recrutadores Observam e dicas de como melhorar o seu.

Perfil no LinkedIn Como melhorar o seu perfil no LinkedIn

Afinal, como o meu perfil no LinkedIn pode me ajudar a conquistar um novo emprego?

Ser encontrado por um recrutador no LinkedIn pode lhe render o emprego dos seus sonhos. Isso devido também ao fato de muitas vagas (especialmente aquelas que irão substituir um profissional que ainda está empregado) não serem publicadas e headhunters precisarem trabalhar nos bastidores, para encontrar os potenciais candidatos. Para isso, você precisa ter um perfil no LinkedIn que chame a atenção.

Para atrair os recrutadores, você precisa além de atender a todos (ou quase todos) os requisitos da vaga, possuir um CV ou perfil no LinkedIn bem escrito e organizado. Aqui estão os seis aspectos que os recrutadores observam em seu perfil no LinkedIn:

Seu Título Profissional (Headline)

Esta é a linha que vem logo abaixo do seu nome. Em geral a maioria dos profissionais insere o nome do último cargo. Os recrutadores utilizam esta linha para decidir se irão ou não clicar em seu perfil para visualizá-lo.

Como melhorar seu Headline: para ser encontrado com mais facilidade, não seja tão genérico e mencione a indústria em que você atua, por exemplo: Gerente de Contas, é um termo muito genérico, você terá muito mais chances de sucesso se colocar, “Profissional Sênior de Vendas – Setor Automotivo” ou ao invés de Gerente de Marketing, colocar “Profissional de Marketing – Bens de Consumo”. Isso ajuda muito a ser visualizado e filtrado corretamente pelos recrutadores.

Resumo

Este campo é muito parecido com o Resumo das Qualificações em seu currículo (caso seu CV não tenha este campo, recomendamos criá-lo agora mesmo).Ele deve ser um apanhado geral de sua trajetória profissional. Escreva de forma atraente e sucinta.

Como melhorar seu Resumo: inclua seus principais pontos fortes e áreas em que você tem expertise. Veja o job description de algumas vagas que você tem real interesse e utilize os termos utilizados nelas em seu resumo também. Isso aumentará sua chance de ser encontrado.

Experiência

Recrutadores querem se certificar que você tem o conhecimento e experiência que eles precisam. Deixe sempre esta área atualizada e bem organizada.

Como melhorar este campo: procure listar os RESULTADOS OBTIDOS em sua carreira, ao invés de listas apenas as atividades relacionadas. São os resultados que irão fazer uma empresa desejar a sua contratação. Esta é uma ótima forma de se diferenciar de outros candidatos.

Conexões

Participe de grupos de discussões para ter mais contatos em sua área. Foque na qualidade dos seus contatos e não apenas na quantidade. Quando verificar que existe uma vaga disponível de seu interesse dentro de uma empresa em que você possua um contato, envie uma mensagem para esta pessoa falando sobre seu interesse.

Recrutadores observam se você é bem relacionado.

Referências

Quando estiver procurando um novo emprego, peça referências a antigos colegas (especialmente ex-chefes e colegas com maior nível de senioridade). Escreva recomendações também, isso gera mais força ao seu perfil.

Foto

A maioria dos recrutadores não clica em perfis sem foto pelo simples fato de isso ser um indício que se tratam de perfis incompletos.

Recomendação para a foto: coloque uma foto em que o recrutador consigo visualizar você naquela posição que você busca. Por exemplo, se você quer uma vaga em um Banco de Investimentos, coloque uma foto social ao invés de uma foto de camiseta ou em uma situação de lazer.

Mantenha seu perfil no LinkedIn em “boa forma” com estas dicas para conseguir mais oportunidades de entrevistas e possivelmente um novo emprego.

TEM ALGUMA DÚVIDA ADICIONAL? ESCREVA NOS COMENTÁRIOS ABAIXO QUE NÓS RESPONDEREMOS.

Baixe agora mesmo o eBook GRATUITO “Como Ter Sucesso em Entrevistas de Emprego” da Outliers: http://promo.outliers.com.br/como-ter-sucesso-para-entrevistas-de-emprego